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terça-feira, 20 de maio de 2008

* para 2008/09, inglês obrigatório em todos os anos do 1º ciclo (??!!!!!!!)

Poderá parecer uma boa notícia, mas, poderá não ser.
Presentemente, TODOS exigem TUDO da criança... Eu acho uma violência, uma barbaridade...

O Inglês a ser praticado no 1º ciclo, deveria ficar apenas pela oralidade. No primeiro ciclo a criança está a adquirir as competências básicas e fundamentais para a utilização correcta da lingua materna, na vertente oral, mas, fundamentalmente, na sua vertente escrita. Como pode uma criança adquirir competências de duas línguas em simultâneo?

Em especial nos dois primeiros anos de escolaridade, o ensino do inglês, a verificar-se, deveria ficar apenas pela oralidade, concretizado de forma lúdica, sempre através de: canções, histórias, vídeos e demais jogos, obrigatoriamente apoiados em materiais visuais ou audio-visuais.
Esta prática exige material de suporte, material de retaguarda. Onde é que ele está?? As escolas onde, já no presente ano praticam a aprendizagem do inglês no 1º ano, dispuseram desses materiais? Que eu saiba, não. Existe pouco ou é inexistente de todo.

Não quero questionar a importância do inglês na vida estudantil ou profissional das futuras gerações de jovens e adultos. Aquilo que questiono e reprovo é que, neste campo, tal como noutros, a casa esteja a ser construída a partir do telhado...

Qualquer agricultor sabe que para ser bem sucedido nas suas colheitas, primeiro prepara o terreno, selecciona boas sementes e só depois procede à sementeira, nunca descuidando a vigilância, adubo e regas generosas...

Na prática das aprendizagens escolares, estes princípios básicos e fundamentais são ignorados ou menosprezados... É sempre mais importante cumprir dentro dos prazos as directrizes europeias... A análise dos fracassos, essa, se alguma vez existir, ficará para depois... mas, claro está, os culpados já estão sempre na mira... a culpa é (será), inevitavelmente e sempre, do mau trabalho dos professores...

Até quando?
Até quando tudo continuará a ser exigido à criança?
Até quando as crianças continuarão a ser vistas, como adultos, em tamanho pequeno?

Se tivermos em conta que cada vez há uma maior quantidade de crianças a iniciarem o 1º ano com apenas 5 anos, não tendo tido ainda, a maioria delas, tempo e vivências para adquirirem a maturidade necessária para as diferentes aprendizagens que lhes são exigidas, não se admirem pois de haver crianças que não gostam da escola e que se sintam tremendamente infelizes nos espaços escolares.

Não sou contra o progresso, mas repudio esta violência exercida, indiscriminadamente, sobre todas as crianças, no início da sua escolaridade. Seria muito bom que, começando na ministra, passando por todos os postos da hierarquia educacional e terminando nos encarregados de educação, houvesse mais conhecimento e maior respeito pelas características de cada faixa etária... Não é difícil e até vem escrito nos livros....

Até quando esta cegueira continuará a proliferar??
Para quando uma aposta séria na pedagogia do sucesso?


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