recebido por e-mail e não só...

* a luta dos professores continua! Só vai à luta quem “os" tem bem no sítio -> * categoria só há uma: PROFESSOR e mais nenhuma! -> * a luta dos professores continua! Só vai à luta quem “os" tem bem no sítio -> * categoria só há uma: PROFESSOR e mais nenhuma! -> * a luta dos professores continua! Só vai à luta quem “os" tem bem no sítio ... /§(*_*)§\

quinta-feira, 24 de abril de 2008

* bullying - conselhos aos alunos que os pais devem saber dar

Texto divulgado por um pai que é o representante dos encarregados de educação
num conselho de turma



Conselhos aos alunos
Sabemos que “bullying” acontece em todas as escolas e consiste em:
  • Chamarem-te nomes
  • Obrigarem-te a participar em situações que te vão causar problemas
  • Baterem, beliscarem, morderem, empurrarem
  • Tirarem-te coisas
  • Estragarem-te coisas
  • Roubarem-te dinheiro
  • Fazerem com que os teus amigos se afastem de ti
  • Espalharem boatos sobre ti
  • Ameaçarem-te e intimidarem-te
Os alunos que têm comportamentos deste tipo podem assustar-te a ponto de tu não quereres ir para a escola. Às vezes tens vontade de fingir que estás doente para não ter de os enfrentar.

Se estiveres nesta situação, conta a um amigo, a um professor e aos teus pais. Os teus colegas não vão parar se tu não contares. Se não conseguires falar, escreve um pequeno texto a dizer o que se passa. E se tiveres problemas em contar aos teus pais, tenta confiar em alguém da família, um avô, um primo, uma tia.

O teu/tua director/a de turma precisa de saber o que se está a passar. Tenta dizer-lhe de modo que os outros não dêem por isso. Podes, por exemplo, ficar no fim da aula com o pretexto de justificar uma falta ou de não teres percebido bem alguma coisa. Ou então, vai ao gabinete do Serviço de Psicologia e Orientação e fala com uma das técnicas.

ALGUNS CONSELHOS:
  1. Na escola, tenta estar sempre em áreas seguras, onde haja sempre muita gente.
  2. Se te baterem, conta imediatamente à auxiliar de acção educativa ou ao/à director/a de turma.
  3. No autocarro, senta-te sempre ao lado de um adulto.
  4. No percurso para casa a pé, se tiveres medo que te façam uma espera, tenta andar acompanhado, muda de percurso, não o faças sempre à mesma hora.
  5. Dá o teu número de telemóvel só a amigos em quem possas confiar.
  6. Se receberes chamadas ou e-mails ameaçadores, conta aos teus pais. É um crime punível por lei.
  7. Se vires algum colega teu ser mal tratado na escola, conta discretamente a um adulto. Não enfrentes os provocadores. Ajuda o teu colega com discrição. Ele precisa de ti mas não convém que tu te envolvas e fiques preso na rede.
  8. Se te sentes muito inseguro, tenta aprender judo ou outra arte marcial
  9. Tenta não te mostrares ferido com as coisas que te dizem. Encolhe os ombros e faz como se a coisa não te incomodasse.
  10. Evita olhá-los nos olhos para que eles não vejam que te magoaram.

O QUE SE SENTE QUANDO SE É “BULLIED”

Ser “bullied” pode fazer com que a pessoa se sinta muito só e sem amigos. Se reparares bem, há certamente outros alunos no recreio que estão sozinhos. Tenta começar uma conversa com eles sobre a escola ou sobre o sítio onde vivem.
Mais cedo ou mais tarde vais encontrar um amigo genuíno que gosta de ti, por ti mesmo. Por vezes os teus perseguidores vão roubar-te os amigos, que vão ter medo de serem vistos contigo. É sempre doloroso ser abandonado por um amigo. Por isso, tenta estabelecer contacto com várias pessoas, mesmo alunos mais velhos ou os mais novos.
Se os teus colegas te dizem coisas desagradáveis a razão mais provável é eles terem inveja ou ciúmes de ti. Talvez tu sejas mais bonito/a, tenhas roupa mais cara, sejas melhor aluno/a ou que os professores mostrem preferência por ti.

Os “bullies” normalmente dizem coisas sobre:
  • O teu peso
  • O teu aspecto
  • A cor do teu cabelo
  • A tua família
  • As tuas notas
  • Se és popular
  • Se és trabalhador
  • Se tens uma deficiência
  • Se és de uma religião, cor ou cultura diferentes
  • Se usas óculos ou aparelho auditivo
  • Se fores disléxico
  • Se tiveste uma doença

OS AMIGOS

Pode acontecer que os teus amigos se afastem de ti para agradar ao líder. Têm medo de serem perseguidos como tu.
Tenta conversar com cada um deles individualmente, quando não houver ninguém por perto. Pergunta-lhes o que fizeram no fim-de-semana e diz-lhes que não sabes a razão por que é que eles mudaram e já não são amigos.
Vais ver que eles ficam embaraçados e não têm uma resposta pronta para dar.
Lembra-te que para ter amigos precisas também de ser amigo, sendo aberto e preocupado com os outros. É doloroso mas por vezes as pessoas para quem tu és simpático, não retribuem a simpatia. Lembra-te, porém, que as pessoas gostam sempre de falar de si. Se fores um bom ouvinte, vais conseguir ter amigos.

A LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal diz muito sobre as pessoas. Se tentares não dar nas vistas e olhares para o chão enquanto andas pelo pátio e pelos corredores da escola, vais provocar o efeito contrário. Vão achar que estás na defensiva e vulnerável.
Se caminhares direito e seguro, olhando em frente, envias uma outra mensagem. Vais parecer confiante e pronto a responder a qualquer insulto. Podes não te sentir muito confiante, mas vais seguramente parecê-lo.

FALTAR ÀS AULAS

Às vezes sentes-te tão infeliz que não tens vontade de ir para a escola. Lembra-te que cada dia que fores à escola é um triunfo sobre os provocadores porque mostras que o seu comportamento não está a produzir efeito.

PEDE AJUDA

Fala, conta, pede ajuda.
Os professores, os auxiliares de acção educativa, os técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação estão prontos a ajudar-te. Faz com que a tua família vá à escola discutir o problema e as possíveis medidas a serem tomadas.
Confia nos que estão prontos a ajudar-te.
Ser aterrorizado pelos colegas não é uma fatalidade por que tens de passar.

Helena Abreu (2004) – Com base em “Advice to pupils”, Bullying Online, www.bullying.co.uk

21 comentários:

Anónimo disse...

Ola. Eu estou sempre a ser gozada pelos meus colegas, já ha 7 anos. Simplesmente nao aguento mais, ja se torna repetitivo, é quase todos os dias e eu sinto-me sem forças, só me apetece chorar. Nao tenho paciencia para nada, nem para estudar nem nada. Sofro de bastante ansiedade e nao sei do qe é, ja que nem eu tenho explicação. Depois o meu pai em casa so me deita abaixo e ate usa coisas que os meus amigos dizem sem querer. O que e que eu posso fazer? Mudei de escola mas como calhei com alguns amigos voltou tudo ao mesmo. Por favor ajudem.me. Sinto-me em baixo, sinto que nao presto para nada. Por favor :’(
Sint-me sozinha e sem amigos . E tenho vergonha de pedir ajuda. Tenho vergnha de gozarem cmigo por ser fraca. :'(
Se poder responder, responda para o email : tigas_miles@live.com.pt

Unknown disse...

eu ando a ser vitima de Bullying já desde o principio do ano por isso resolvi falar com os directores da escola mas agora as pessoas que me estavam a fazer Bullying já sabem e eles são muito violentos por isso agora ando com muito receio que me batam, por favor ajudem-me!

Mariana disse...

Olha eu gostaria que alguem me ajudasse nao consigo denunciar e minha vida esta ficando cada vez pior , essas garotas fazem isso comigo por causa de um objeto ... DIREÇÃO DA ESCOLA ? puuutz eles nao fizeram nada me trataram como se eu fosse um pessoa inutil que nem estuda lá , fingiram estar chigando mas no final nao estavam e a garota nao parou , continuam e eu nao aguento mais ...
Por favor me adc no msn preciso de ajuda churuminamari@hotmail.com

Anónimo disse...

Eu acho que meu colega é um psicopata ele ja deixou marcas em mim '-' fica me batendo eu nao aguento mais isso

Anónimo disse...

Bem...eu sofro bullying a 4 anos...e eu num aguento mais...todos dias eu acabo sofrendo...e só me resta chorar...é mais pessoas acabar me abusando e tals...voces podem me ajudar???

Unknown disse...

Olá nós somos um grupo de alunos que esta a concorrer ao parlamento de jovens com o tema bullying.Com isto pretendemos ajudar e diminuir o bullying. Se precisarem de ajuda ja sabem contactem o mail : saystopbulying@gmail.com ou visitem e comentem o nosso site saystopbullying.t83.net

Anónimo disse...

eu minha filha viemos pra sao paulo porque meu marido trabalha aqui em sao paulo mas somos do parana descendente de alemao e italiano minha filha é bem branquinha ,cabelo liso,castanho claro,usa oculos porque tem ambliopia,usa aparelho nos dentes,tem 13 anos desd quando chegamos aqui em sao paulo cidade d carapicuiba em fevereiro de 2010 filha sofre bullying na escola faz tratamento com piscologo terapiapois começou a emagrecer ,nao durmia mas a noite,começou a desmair levei ao medico no quadro clinico nao era nada tudo normal falaram que era piscologico encaminham para o piscologo ele descobriu que era bullying ela relatou que os meninos pediam para ficar com ela ela respondia que nao ai eles apelidavam ela de sapatao,lesbica ,pokemon,mestruada,patricinha,princesa da boca,falavam que o pai dela era dono da boca
porque ela comprava lanche todo dia na escola,falavam que os tenis dela era do camelo,que ela era branca de mais,que ela tinha cilicone nos seis,que o cabelo dela nao é lizo e que ela faz escova progresiva,ameaçavam as crianças que nao era para andar com ela senao vao apanhar,e ameaçavam de bater na minha filha quebra acara dela porque todos os meninos queriam ficar com ela e porque falavam que ela é metida procurei a diretora da escola mostrei o laudo do piscologo que a minha filha sofre bullying ela nao gostou entrou na sala de aula tirou a minha filha da sala e comunicou aos alunos que minha filha estava com depressao e que era para parar de persequir ela porque ela iria manda a mae da aluna minha filha lavar a roupa suja dela porque eu nao tinha oque mais oque fazer isso nos ultimos dias de aula o ano acabou falaram pra mim que aqui é asim que a realidade aqui é essa nem adianta denunciar procurei outra escola consequi a vaga so por causa do laudo do piscologo ela estudou dez dias nessa escola fi a mesma coisa mas so que nesa escola é bem pior do que na outra minha filha esta sem estudar a 10 dias um monte de meninas queriam bater na minha filha porque os meninos da escola queriam ficar com ela,porque diziam que ela era a mais bonita da escola so tinham olhos pra ela e ela falava que nao iria ficar com nimquem e nao gostaram entao começaram a ameaçar a minha filhaela foi levada para a diretoria assinou o livro negro a diretora disse que o problema nao eram as escolas era a minha filha e se dirigiu a mim dizendo que nao quando viu a minha filha nem prescisou nimquem dizer nada viu que ela era filha unica e nao chahamou as maes das outras e outros envolvidos falou que nao queria barraco na sala dela comuniquei o conselho tutelar e ate agora ninquem tomou nenhuma providencia o conselho tutelar disse que nao conseque uma vaga em outra escola que é para mim aguardar que vao entrar em contato quando consequirem uma vaga em uma escola hoje faz 10 dias que ela esta sem estudar e mais o conselho tutelar me comunicou que ja fez todos os contatos com as escolas coma diretoria de ensino que tenho aguardar e o conselho esta a minha dispocisao se eu quizer agir judicialmente contra a escola e denunciar ao ministerio publico mas oque eu quero é uma escola para a minha filha estudar ate o fim do ano pois eu e meu marido tomamos a descisao que eu e minha filha vamos ir emborra para o parana fim de ano pois nao posso ir no momento porque tenho contrato de aluquel ,tenho que levar a minha mudança e meu marido vai continuar aqui em sao paulo pois ele trabalha na mesma firma a 14 anos nao pode ir junto tudo que eu quero é uma vaga em uma escola ate fim de ano se alquem puder me ajudar porque nao sei oque fazer minha filha esta sem estudar...entre em contato no meu email eliblodow@hotmail.com

Ana Paula Vieira Camargo disse...

Não sei mais o que fazer meu filho é vitima de bullying na escola desde a ano passado, por inúmeras vezes procurei a escola porem dizem que lá não acontece nada tudo é muito normal, e ainda dizem que o problema deve ser em casa, sei que esta acontecendo algo na escola pois ele fica muito mal quando chega lá tem fortes dores de cabeça, taquicardia, suor excessivo, palidez e tremores. Porem quando retiro ele da escola fica bem não tem mais nada, já levei ao medico e realizou muitos exames que não apresentaram nem um quadro clinico. Ontem em mais uma busca na escola onde fiquei cerca de duas horas discutindo com responsáveis tive ate que ouvir da diretora que ele tem é preguiça de fazer as tarefas por isto faz todo esta cena, estou desesperada e indignado por nada ser feito não sei mais o que fazer.

Unknown disse...

Olá, sou uma rapariga que sofreu de bullying durante apenas um ano. Apesar de não ter sido muito "profundo" eu ainda hoje vivo atormentada quanto a isto. Bullying me mudou completamente: Mudou o meu comportamento, o meu modo de vestir... Só dou um único exemplo: antes me vestia com saias, especialmente laranjas. Hoje visto-me com gravatas (como eu disse eu sou uma rapariga) e me visto de preto, sempre com receio que possa acontecer de novo. A verdade é que isto normalmente acontece quando pessoas que ainda não estão completamente habituadas ao mundo "real" mas isso não quer dizer que não devamos denunciar! DENUNCIAR É MEIO CAMINHO ANDADO PARA ISTO ACABAR! O que eu fiz foi denunciar e ir ao conselho executivo, informei-me sobre o assunto e especialmente sobre quem eram e o passado destas pessoas que me atormentavam. Comecei a ter aulas de auto defesa (como por exemplo karaté), fui a um psicólogo e me juntei as pessoas que eram também atormentadas por estes, porque HAVIAM, só foi preciso procurar e unidos víssemos a força fomos várias vezes ao conselho executivo, insistimos muitas vezes e como cada vez éramos mais acabaram por nos ouvir. Força, cabe-nos a nós parar com isto!

elsa silva disse...

olácomo é possivel o meu filho ser gozado pelos colegas da escola eo director de turma ainda o acusar pelo comportamento dos colegas,afinal de contas eles ficam imunes e o meu filho é quem sofre mais porque acho que os miudos dehoje em dia, são muito crueis não tem o minimo de civismo que ainda deveria haver ,quanto ao director de turma acho que não tem qualquer controlo na turma que o meu filho porque vejo que nem nas salas de aula é resspeitada sinceramente acho que a senhora nem deveria ser directora de turma, quanto ao emu filho sei que tem problemas porque eu sei que ele não tem o melhor comprotamento porque ele não se cala tanbém a provocações e responde lhes a boquinhas que os colegas lhe mandam e eu muitas vezes lhe digo , não respondas ignora os mas eu por um lado entendo ele porque a coisas que acho que nem eu me calava .sinceramente á inumeras vezes falar com o director de turma do meulho e não deu em nada até hoje.acho que falar com ela já não me serve de nada eu gostaia de ser aconselhada +para poder ajudar uma criança que sofre de bulling..
ando devo me dirijir para denunciar os maus tratos emocionais que o meu filho sofre por parte dos colegas da escola. obrigado por este catinho...

Anónimo disse...

bem na verdade eu ñ aguento mais sou magra e achu o preconceito vem dai sofro muito e ñ sei como falar pra minha familia, mais na minha turma tem uma garota q se faz de valentona mais ñ é, e coloca apelidos em todos os alunos menos populares ñ é q eu ñ seja popular mais achu q é uma coisa mais de infancia eu nunca fui de usar marca nem de ser muito bagunceira e por isso achu q ñ gostam de mim pois essamenina faz piadas com a sua cara!
bem eu achu q essa menina teve problemas quando mais nova pois ñ aguento mais ser vitima de tudo isso alguem me ajude!

Erica Cardoso disse...

Bom dia. Eu sofro bullyng a um bom tempo, em todas as escolas em que eu estudo ás pessoas gozam da minha cara por minhas orelhas serem abertas demais. Elas nem são grandes, apenas abertas... E dói muito ver pessoas que poderiam ser tuas amigas rindo dos teus defeitos. Já pensei em parar de ir à escola, colocar minha vida em risco e etc. Por que eu simplesmente não pedi pra nascer, se eu sou assim não é culpa minha por que por mim... Eu nem estaria viva. Acontece que eu vejo que isso não adianta nada e que minha família iria sofrer se eu fizesse algo comigo mesma. Mas é frustrante ser chamada de Dumbo, ter que sofrer preconceito por causa de um defeito teu. Eu me sinto só, sem amigos, sem ninguém por perto e tenho medo de dividir essas coisas com a minha mãe e ela dizer "não dá bola, deixe que falem" não é simplesmente ignorar, poxa, dói. Vai chegar uma hora que eu não vou agüentar de dor, e vou fazer coisas horríveis. Eu preciso de ajuda, realmente... E queria a tua, por que assim não dá mais. Ficar quieta e ver ás pessoas falando mal, ter que aturar elas te chamando de Dumbo entre outros, TODOS os dias... É demais! Se você pudesse me mandar uma resposta para esse email eu iria agradecer: a._glamours@hotmail.com

Anónimo disse...

oi eu sofria bullying a 2 anos e pior o agressor era rico mais eu nao presciso mais de ajuda pois minha mae processo a familia deles ,tiveram que pagar 50.000(porque num dia ele me irrito tanto tanto que que eu fui bati nele tropecei e quebre a perna ja melhoro ufa),ela fico desempregada ,ele foi pro pior internato do mundo(q nao sei o nome so sei que e orrivel pelo mesnos foi oq me disseram),a familia dele foi morar na favela e n acho pena e eu sou a garota mais `boazinha´ da escola (eu nao acho isso o bastante queria que ele mesmo visse a mae dele morrendo dolorosamente e lentamente sem ele poder evitar e o pai tambem ai ele fica orfao e eu falo bem na cara dele bem feito quem mando mecher comigo?

Anónimo disse...

eu tambem n tenho amigos mas ele vao ver eles nao sabiam que eu era vingativa ,mandei um cara jogar 500 bombas na minha sala e depois tranca(so deixei sair a professora-pq quando ela tava cuindando ninguem fazia nada e so ela mesmo) nossa eu vi eles gritando q nem doidos foi muito bem feito e esse e so o 1 plano eu ainda fiz todo mundo tirar 0 mandando uma garota suborna a professoara dar prova surpresa de materia de 9 ano de matematica( eu passei toda a noite e tarde estudando) e olha minha nota 100 esfreguei na cara de todo mundo e adivinha ela valina 95 pontos em matematica e todo mundo repetiu de ano(eu ate poderia ajudar so que quando ficavam implicando ninguem ajudavam e ainda me zoavam )2 plano oks e o 3?ah paguei pra umas 500 pessoas encher a casa deles de papel igienico e bombinhas de fuaças estalinhos e geleia de morango (e o bom que o bulie era alergico a morango ,fico em coma uns5 dias kkkkkkkkkkkkkk bem feito quem mando meche comigo?) 3 plano oks

Anónimo disse...

sofro bullying desde dos 4 anos esse ano completa 8 anos de sofrimento gurdado
me chamavam de 4 olhos,gorducha,cega e esse ano estão falando que eu sai do ospicio e as veses me batem e me empurram da escada e não quero ir na escola nem se me pagassem.
me ajuda?

Anónimo disse...

Não sei mais oq fazer meus colegas me zoam não quero mais ir a escola principalmente um tal de eduardo bem eu não sei oque fazer poderia me ajudar.

Nona disse...

Tudo começou no ano passado, por causa de um simples trabalho que a professora de geografia (Fernanda Reis) tinha pedido para fazermos para o 2º período. Em que tinha avisado com mais ou menos 2 meses de antecedência para termos tempo para o fazer , estava no grupo com a Carla Rodrigues , mas a mesma nunca se preocupou em faze-lo ,por isso decidi não por o nome dela no trabalho , quando ela soube que não ia por o nome dela no trabalho ficou chateada , e irritada. Desde ai começaram os conflitos.

Primeiro começaram com os nomes como “puta” e entre outros, e depois disso começaram as ameaças em que ela dizia que “ vais levar um murro “ , “ vais levar um chapada “ , e até publicações numa rede social em a Carla tinha publicado uma imagem que dizia “Made in China” e que ela na descrição escreveu “ pessoas como tu deveriam ter isso escrito na testa Nona “ . As ameaças continuaram e os nomes também, desde o dia 29 de Março até ao final do ano .

Neste ano eu e uma das minhas colegas usávamos um bloco A6 para escrever algumas coisas enquanto estávamos nas aulas que era para o professor não nos ouvir , e não nos chama-se a atenção , nesse bloco a minha colega escreveu-me que a Carla me tinha chamado de Puta e depois eu respondi-lhe a dizer que puta era ela . Na aula de TIC (informática) das 13:10 até as 15:00 horas , no intervalo Inês Alexandra foi a minha mochila e tirou-me o bloco , não dei por isso . Depois da aula acabar por volta das 15:30 sai da escola e estavam elas a duas a minha espera , quando sai da escola a minha colega Irina veio me dizer que a Carla e a Inês precisavam de falar quando fui la vi que elas tinham o meu bloco e e Carla tava com o papel em que eu também lhe chamei de “puta” ela perguntou-me varias vezes se ela era puta e eu respondi-lhe dizendo-lhe que sim e depois disso empurrou-me , sai dali e elas depois vieram atrás de mim , estava a chorar ,e perguntaram porque é que tava a chorar e eu não disse nada e depois disso a Inês deu-me uma chapada depois afastou-se e depois veio falar comigo de novo , ameaçando-me dizendo que se eu disse-se a alguém do que elas me fizeram ia parar ao hospital, de seguida a Inês deu-me um murro e puxou-me do cabelo.

Ajudem-me o que devo fazer ?

Não quero ir a escola , tenho medo delas ...

P.S- respondam por favor com urgência para este mail - nona_fionat13@live.com.pt

Luís Otávio disse...

Ola.Eu sou praticamente a piada da escola, um pia que era meu amigo acabou se tornando meu inimigo, ele jogou meus amigos contra mim, ele e mais uns me batem quando os professores saem da aula, se não é isso eles acham alguma coisa para me zoar, falam que sou gordo, me insultam de várias formas que não gosto.Mas eu não crio coragem para falar com meus pais.Agora ele esta me ameaçando, falando que vai me bater, o que eu faço?

Anónimo disse...

Voce tem que falar com seus pais,professores pra poder acabar com isso, isso é uma coisa muito seria então quanto mais rapito voce contar pro seus pais mais rapido eles vão tomar um atitude sobre isso, procura a justiça prosseça essa pessoas pra elas pagar o crime que eles estão cometendo bjjss

Anónimo disse...

Eu sou muito tímida e desde há 3 meses que ando a ser gozada, beliscada, a ouvir nomes do tipo : não prestas, ninguem quer saber de ti, morre, vaca, Badalhoca entre outros e eu ando me a sentir cada vez mais em baixo e inútil, o que e que eu faço? Tenho medo que eles deixem de gozar e passem a bater me, ajudem me por favor!

Unknown disse...

Eu sofro porque um garoto chamado thiago ele me chama de gordo me chama de baleia e muito mais fala que vai me bater ele só me ameaça mais ele sabe que ele não vai comseguir ele avasta todas as pessoas de min eu pensei que ele era meu amigo mais deus falou se avasta dele e isto que eu fis mãos ele me chama de gordo baleia e muito mais doque vc posa imagina������

caixa de correio

mariamaia2003@gmail.com
:) * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” -> * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem bem no sítio” -> * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem bem no sítio” - * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem bem no sítio” ->* a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem bem no sítio” ... /§(*_*)§\
.
.
.
eXTReMe Tracker
.
:) * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” -> * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” -> * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” - * a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” ->* a luta dos professores, continua! Só vai à luta, quem “os tem no sítio” ... /§(*_*)§\