É habitual em Portugal analisar a escola isoladamente
mas
a escola está SEMPRE inserida num contexto social.
Ninguém deveria esquecer nem pode ignorar essa realidade.
Cada comunidade reflete-se nas suas escolas. A escola é sempre a estação terminal para onde convergem todos os defeitos e virtudes de um determinado lugar. Não é a escola que fabrica essas caracteristicas; os alunos é que importam ( como é lógico e natural ), para o seio escolar, as qualidades e virtudes de uma sociedade.
A pedagogia do sucesso está relacionada e directamente dependente desse contexto social. Daqui não há que fugir. Não é preciso fazermos estudos exaustivos. Basta pensarmos um pouco e abrirmos os olhos para chegarmos a essa conclusão.
A pedagogia do sucesso só pode triunfar numa SOCIEDADE EQUILIBRADA, onde as famílias tenham a vida bem estruturada, onde haja disponibilidade para amarem os seus filhos, enfim, onde haja UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL e FELIZ. Só uma sociedade com essas caracteristicas dá como frutos, crianças disponíveis para aprenderem.
Todos sabemos que a maioria dos nossos alunos são crianças problemáticas. São crianças a transbordarem de problemas com vivências complicadas e demasiado dolorosas. Sou testemunha e vou tentando ajudar o melhor que posso e sei. Infelizmente, porém, não tenho poderes para lhes alterar a vida familiar e/ou social
Não há pedagogias milagrosas nem os professores ao tomarem posse ficam investidos de varinhas nágicas...
A batalha do insucesso escolar tem muitas frentes de combate.
Eliminem-se as causas que os efeitos também modificar-se-ão, inevitavelmente.
Mas, em Portugal, enquanto continuar a miopia convenientemente instalada, os professores e a ESCOLA, continuarão a ser, isoladamente, os bodes expiatórios...
mas
a escola está SEMPRE inserida num contexto social.
Ninguém deveria esquecer nem pode ignorar essa realidade.
Cada comunidade reflete-se nas suas escolas. A escola é sempre a estação terminal para onde convergem todos os defeitos e virtudes de um determinado lugar. Não é a escola que fabrica essas caracteristicas; os alunos é que importam ( como é lógico e natural ), para o seio escolar, as qualidades e virtudes de uma sociedade.
A pedagogia do sucesso está relacionada e directamente dependente desse contexto social. Daqui não há que fugir. Não é preciso fazermos estudos exaustivos. Basta pensarmos um pouco e abrirmos os olhos para chegarmos a essa conclusão.
A pedagogia do sucesso só pode triunfar numa SOCIEDADE EQUILIBRADA, onde as famílias tenham a vida bem estruturada, onde haja disponibilidade para amarem os seus filhos, enfim, onde haja UMA SOCIEDADE SAUDÁVEL e FELIZ. Só uma sociedade com essas caracteristicas dá como frutos, crianças disponíveis para aprenderem.
Todos sabemos que a maioria dos nossos alunos são crianças problemáticas. São crianças a transbordarem de problemas com vivências complicadas e demasiado dolorosas. Sou testemunha e vou tentando ajudar o melhor que posso e sei. Infelizmente, porém, não tenho poderes para lhes alterar a vida familiar e/ou social
Não há pedagogias milagrosas nem os professores ao tomarem posse ficam investidos de varinhas nágicas...
A batalha do insucesso escolar tem muitas frentes de combate.
Eliminem-se as causas que os efeitos também modificar-se-ão, inevitavelmente.
Mas, em Portugal, enquanto continuar a miopia convenientemente instalada, os professores e a ESCOLA, continuarão a ser, isoladamente, os bodes expiatórios...
.................................................................................................... até ver...
.
........................................................................................................ até quando??!!!...
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário